Há diversos fatores que fazem com que a valorização ou desvalorização de um imóvel aconteça. Seja atualizações e modernizações do próprio empreendimento, até melhorias no bairro de localização ou no próprio condomínio. Em média, os imóveis valorizam de 2% a 5% por ano, mas claro que isso depende de diversos fatores.
Para que você saiba maneiras de fazer com que seu imóvel seja valorizado, a Callabrez separou um conteúdo específico.
Modernização do imóvel
Um imóvel novo sempre sairá na frente de empreendimentos antigos, seja para alugar ou vender. Alguns itens podem ser atualizados e fazerem com que o bem passe a ter um valor maior de mercado, por exemplo, uma simples atualização de lâmpadas. Hoje, temos disponíveis luzes de leds, que esquentam menos e gastam menos energia, além de terem uma vida útil bem maior que as antigas incandescentes.
A automação também é uma forma de valorizar a casa ou apartamento. Existem formas de interligar luzes, cortinas e até mesmo cafeteiras ou aspiradores robôs em um único aplicativo de celular ou assistente virtual. Todos esses itens fazem parte de uma classe chamada “casas inteligentes” e podem ser controlados a distância.
A modernização não se estende apenas a itens de tecnologia, mas também a outros aspectos dos imóveis. O investimento em pintura ou colocação de papel de parede é uma forma de modernização. A alteração de uma parede tem o poder de fazer com que o ambiente se transforme e retome a cara de novo.
A limpeza de mofos e bolores, retirada de teias de aranhas e outros insetos, nas paredes dos imóveis também é bem-vinda, da mesma forma que resoluções de rachaduras. Mas lembre-se, não basta preencher os buracos causados por rachaduras, é importante entender o que está causando aquele problema e se não interfere na fundação do imóvel.
Localização
Esse fator ajuda tanto a valorizar, quanto na desvalorização. Estar perto de terminais de ônibus ou metrô, escolas, shoppings, hospitais, bancos e outros serviços fazem com que o valor aumente, pois o torna útil. Ruas ao redor também fazem a diferença, como o asfaltamento e até a vizinhança.
Bairros em desenvolvimento possuem empreendimentos com valores mais baixos, que futuramente tendem a valorizar e possuir mais valor de mercado. Caso esteja pensando em investimento, converse com um corretor de confiança e aposte em empreendimentos na planta, pois eles tendem a ser mais baratos.
Infraestrutura
Assim como estar livre de rachaduras ajuda na valorização, a integridade de paredes, lajes ou forros, telhas, portões e portas também fazem a diferença. Quem está em busca de um imóvel para comprar, prefere imóveis que não terá que realizar reformas futuramente. Por esse motivo, caso você pretenda vender ou alugar um imóvel, mantenha os itens citados acima em boas condições, isso com certeza ajudará a aumentar o valor de venda.
Busque sempre manter as paredes limpas, além da casa estar bem ventilada. A entrada de vento faz com que o ambiente fique livre de mofos e bolores, além de móveis, principalmente os planejados, mantenham um bom estado de conservação. Em casas, é importante observar as calhas, para que não fiquem entupidas e causem problemas maiores de infiltração.
Caso você esteja pensando em alugar ou comprar um imóvel, verifique e tenha extrema atenção nesses itens citados. Torneiras de banheiro, cozinha e lavanderia, encanamento, interruptores, teflons e lustres são outros pontos a se ter atenção. Caso o apartamento seja alugado, fotografe e sinalize a imobiliária, pois quando você sair, será cobrado por eventuais itens quebrados.
Mercado imobiliário
O mercado e a economia também possuem impacto na valorização ou desvalorização. Se ele vai bem, o imóvel também tende a ser valorizado. Portanto, é importante estar alerta na forma com que o mercado anda, além do bairro onde o empreendimento se encontra. Buscar por melhores momentos para fazer negócio é uma das dicas de ouro. Para este ano de 2023, as expectativas de mercado são de uma desinflação, com preços menores e medidas econômicas, mas diferente de 2022, onde os valores de mercado tiveram aumento, junto com a boa valorização.
Como saber o quanto meu imóvel valorizou?
Para ter o valor e porcentagem corretos de valorização, apenas um profissional na área pode ajudar. Essa pessoa, especialista na área, irá analisar diversos fatores, juntamente aos citados acima, por isso é tão importante mantê-los em dia. Mas caso você queira, de forma superficial, saber o quanto seu imóvel valorizou desde a compra, há um cálculo simples para entender esse número.
Para realizar essa conta, você precisa pegar o valor de quando comprou o imóvel, o quanto ele custa agora (profissionais da área podem o auxiliar) e quantos anos já está morando lá. Nós, da Callabrez separamos um exemplo para que você possa realizar a própria conta. Na simulação, nosso imóvel foi comprado, há cinco anos, pelo valor de R$ 200.000 e agora custa R$ 250.000.
Valorização em % = (250.000 – 200.000) / 200.000] x 100 / 5 = 5,0%
Na nossa simulação, o imóvel teria valorizado cerca de 5%. Lembre-se, a conta é apenas uma base, sem levar em conta outros fatores.
Gostou de conhecer o que impacta na valorização anual de um imóvel? Siga a Callabrez nas redes sociais.