Falar de grandes obras ou reformas para algumas pessoas pode ser motivo de surto, bagunça e demora, principalmente, quando se mora em apartamentos. Parece que tudo aquilo duplica, né? Nós da Callabrez sabemos disso e separamos um conteúdo específico para te ajudar a manter tudo em ordem e novo, e claro, para que aquele reparo maior não necessite ser feito.
Antes das dicas, é importante você saber que a manutenção preventiva deve ser feita com uma frequência entre três, seis meses ou até um ano, dependendo da área. Essa constância é apenas para verificar se está tudo correto e, caso tenha problemas, os resolva o mais rápido possível, prevenindo grandes transtornos.
1 – Mantenha o local limpo e organizado
Limpar pisos, paredes e até mesmo o teto é uma forma de evitar que a superfície manche e acabe não saindo. Da mesma forma que atrás de sofás, guarda-roupas, camas e até quadros devem ser verificados, principalmente se você mora em locais muito úmidos. Essa prevenção é uma forma de evitar o acúmulo de mofo, bolor e até mesmo teias de aranhas.
Outra dica é limpar as luminárias e em cima de ventiladores. Esses lugares acumulam bastante poeira e até mesmo insetos mortos. Caso a sujeira fique lá por muitos meses, corre o risco de manchar definitivamente. Outras áreas como em cima do guarda-roupa e até mesmo dentro é uma maneira de preservar o móvel por mais tempo.
2 – Se atente a parte elétrica
Sabe aquele cheiro de queimado que às vezes pode sair do chuveiro ou da tomada de alguns eletrodomésticos? É importante verificar o que está acontecendo antes de causar danos maiores. A mesma dica serve para aqueles adaptadores, chamados de “T” ou “benjamim”. Alguns possuem voltagens menores do que os equipamentos precisam para funcionar, e a sobrecarga pode acabar derretendo a peça.
Cabos descascados também podem trazer bastante perigo aos moradores. Seja ele num interruptor, pontos de luz ou até mesmo de chuveiros ou torneiras elétricas. É importante ver esses riscos e consertar rapidamente. Outros lugares que podem e devem ser verificado é a parte traseira de geladeiras, máquinas de lavar roupa e louça, entre outros eletrodomésticos.
3 – Pinturas e papel de parede
É comum que a tintura descasque ou que o papel de parede descole. Por esse motivo, é importante guardar um pouco da tinta utilizada ou um pedaço do papel. Alguns pequenos retoques é possível fazer por conta própria, sem chamar profissionais. Realizar esses reparos assim que aparecerem é uma forma de evitar ter que retirar o papel inteiro futuramente ou até mesmo pintar novamente toda a parede.
Outro motivo que irá te fazer guardar a tinta ou o papel, é a colocação de quadros ou outros objetos na parede. Caso o item seja retirado, o furo do prego ficará visível, ou a cola pode arrancar pedaços da tintura. Ter um gesso em casa é uma dica para preencher rapidamente esses buracos.
4 – Portas e janelas
Portas e janelas são itens mais difíceis de estragarem, mas pode acontecer. Esporadicamente é bom verificar se as travas e fechaduras estão em perfeito estado, sendo que elas podem enferrujar e ser necessário trocá-las ou passar produtos para facilitar o funcionamento. Chaves de portas internas devem ser testadas também.
Da mesma forma, os vidros devem ser limpos e as portas madeira olhadas com cuidado, pois são lugares que aumentam a incidência de cupins, que acabam comendo o material e prejudicando a integridade.
5 – Rede hidráulica
Sabe aqueles vazamentos chatos que ocorrem do nada? Ou a conta de água que aumenta e vem com uma surpresa de um mês para o outro? Esses imprevistos podem ser evitados com uma simples verificação das saídas de água da casa. Itens como o sifão podem rachar com o tempo, além das conexões ficarem velhas.
Além de todas as dicas, é importante sempre estar atento a todos os espaços da casa, visando sempre arrumar pequenos ajustes logo no início, para que não se tornem maiores os problemas e seja necessário reformas e grandes obras. Realizar essa manutenção preventiva é também uma forma de valorizar o imóvel, que ao vender ou alugar, estará em perfeito estado.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog.
Crédito da imagem: Freepik