Atualmente, como já falamos aqui no blog da Callabrez, muitos brasileiros têm optado por adquirir apartamentos através do financiamento imobiliário. Entretanto, depois de escolhido o imóvel ideal, muitas pessoas ficam com dúvidas no momento de juntar toda a documentação que deve ser apresentada para conseguir simular a compra ou até mesmo dar entrada no financiamento do imóvel.
A documentação é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de todo o processo de aquisição de um imóvel. Por isso, não desanime ao organizar a papelada, mantenha a calma que te auxiliamos a separar tudo o que é necessário, sem maiores complicações.
Antes de mais nada, nesse primeiro momento, os documentos necessários são os do indivíduo(s) que está realizando a compra do imóvel, ou seja, os documentos do comprador(es). A outra parte da documentação que se refere aos custos, acontece em seguida da entrega dos documentos.
Constantemente, o financiamento é um dos principais aliados para realizar o sonho da casa própria e, é por essa razão, que antes de assinar o contrato, que acontece via instituição financeira ou diretamente com a construtora, é necessário juntar alguns documentos. Até mesmo, no caso de financiamento através do Programa Casa Verde e Amarela, os documentos precisam ser entregues para garantir que o comprador tem as condições necessárias para arcar com os pagamentos do imóvel e que a escolha está sendo um bom negócio.
De antemão, saiba que a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição financeira e a fase do financiamento. Geralmente, os principais documentos para o financiamento imobiliário são:
- Documento de Identidade (RG) e CPF;
- Comprovante de Estado Civil ou Certidão de Nascimento;
- Comprovante de Endereço;
- Declaração de Imposto de Renda (IR);
- Extrato do FGTS;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Contrato Social (no caso de ser MEI ou proprietário de empresa);
- Comprovante de Renda, que pode ser pelo holerite ou extrato bancário.
Vale ressaltar que o comprador deve estar atento à validade desses documentos, assim como a conservação dos mesmos. Juntamente com a validação, outro ponto importante é não deixar de conferir todos os detalhes para a garantia de que toda a documentação está correta de acordo com as solicitações.
Como citado acima, existem alguns outros documentos que são necessários para financiar um imóvel, esses que se referem a parte paga da documentação, ou seja, onde o comprador deve arcar com as despesas. Em alguns casos, por exemplo, na compra do primeiro imóvel, quando a compra é realizada pelo programa habitacional do governo, taxas como ITBI e o Registro de Compra em Cartório, são providenciadas e pagas pelo programa.
Todavia, o ITBI, que é o Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis, leva em consideração o valor do imóvel e um percentual. De maneira geral, o preço do pagamento fica em torno de 2% a 3% do valor de venda do imóvel, nesse sentido, o valor especificado no contrato de financiamento do imóvel. Entretanto, como é um tributo municipal, cada prefeitura tem a autonomia de definir como esse imposto será cobrado, sendo assim, as regras mudam de acordo com cada região.
Posteriormente, vem o Registro de Compra em Cartório, o documento que transfere o imóvel do vendedor para o comprador. Bem como o ITBI, os cálculos mudam de acordo com a região e o valor do imóvel. Para os compradores que realizam o processo via Programa Casa Verde e Amarela, o financiamento é feito através do banco, dessa forma o registro de compra e venda tem validação através do Contrato de Compromisso.
Mais fique atento ao incentivo do Governo se for seu primeiro imóvel. De acordo com a Lei 6015/73, que se refere a registros públicos, qualquer pessoa que financia a compra de um imóvel pela primeira vez pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), tem direito a um desconto de 50% no valor das taxas de registro e escritura do imóvel.
De modo geral, os custos com a documentação do imóvel variam entre 4% e 8% do valor do imóvel e, de qualquer forma, o processo de compra de um imóvel envolve várias etapas. Por isso, atente-se para que não haja qualquer problema na hora de adquirir o seu tão sonhado imóvel.
A Callabrez está com você para te ajudar em todas as partes desse processo. Continue acompanhado nosso blog ou nas nossas nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades!
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