Arujá: conheça um município repleto de área verde e opções para a família inteira

Diferentemente de outros municípios paulistas que já conhecemos, o início da cidade de Arujá se deu pela devoção de uma imagem, à do Senhor Bom Jesus de Arujá.

Arujá: conheça um município repleto de área verde e opções para a família inteira

A Callabrez tem o compromisso de te apresentar diversas opções para se viver, entre elas, municípios e distritos diferentes da grande São Paulo (SP). Agora, chegou a vez do Arujá (SP), localizado na Região Metropolitana de São Paulo e no Alto Tietê, o distrito possui uma população de mais de 86 mil habitantes, distribuídos em uma área de 96,167 km².

Diferentemente de outros municípios paulistas que já conhecemos, que possuem os Trilhos da Estrada de Ferro envolvidos em sua construção, o início da cidade de Arujá se deu pela devoção de uma imagem, à do Senhor Bom Jesus de Arujá. Ela foi encontrada por indígenas em 1741, no local onde hoje encontra-se a Igreja Matriz. 

Mas foi em 1852, quando a região ainda pertencia a Mogi das Cruzes (SP), que ela foi elevada para a condição de freguesia, e meses depois a distrito de paz. Antes de se tornar município, em 18 de fevereiro de 1959, Arujá ainda foi incorporado a Santa Isabel (SP). Atualmente, a data oficial do aniversário da cidade é 8 de junho, dia em que deu-se sua elevação para freguesia.

Atualmente, o comércio da região é muito aquecido, principalmente no ramo da logística, pois a Rodovia Presidente Dutra passa dentro do município, além de outras estradas que ligam a área a regiões e estados vizinhos. Cerca de 15 mil empresas, dos setores industrial, comercial, de serviços e do agronegócio movimentam o Arujá, com mais de 80 mil empregos diretos, segundo a Prefeitura da cidade.

O que fazer em Arujá?

Há 40 km da capital paulista, o município, que faz divisa com Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Guarulhos e Itaquaquecetuba, é um dos que mais possui área verde e de preservação na região, tendo 52% de seu território considerado área de proteção de mananciais. Por este e outros motivos, quem quiser sair da rotina estressante do dia a dia, conhecer Arujá é uma ótima opção. A cidade conta com diversos espaços de lazer, incluindo quadras ao ar livre e muita cultura e tendo locais para todos os gostos. Para te auxiliar, a Callabrez separou alguns pontos de destaque:Centro de Vivências Culturais e Ambientais

O espaço foi inaugurado em 2017 e fica localizado no Parque Rodrigo Barreto. O espaço é utilizado para o desenvolvimento de cursos de música, dança, teatro e artesanato, além de ações desenvolvidas pela equipe de Assistência Social do município, e atende cerca de 700 crianças e adolescentes. 

– Coreto Municipal

Sabe as novelas que se passam no interior de pequenas cidades? Visitando o Coreto Municipal é sua chance de se sentir parte do elenco. Ele foi inaugurado em 8 de junho de 1980 e fica localizado na Praça Benedito Ferreira Franco, e até hoje é um ponto de encontro dos moradores e visitantes da cidade, principalmente os que visitam a Igreja Matriz.

– Parque Ecológico Arujá

Foi inaugurado recentemente (junho de 2023), o 1º parque ecológico aberto ao público no município, o Parque dos Ipês Alcy Machado Godoy. A área de cerca de 50 mil metros quadrados possui uma enorme área verde preservada, além de espaço de lazer, com equipamentos para a prática de exercícios, pista de caminhada e corrida, quadra de vôlei de praia, beach tennis e futevôlei, além de playground, quiosque, bebedouros e banheiros e um viveiro com mudas de várias espécies. O local fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

– Avenida Amazonas

Você pode até pensar “o que vou fazer em uma avenida?”, mas conhecer a Avenida Amazonas é diferente. Lá, existe uma ampla área de lazer e de gastronomia, que fica em meio a árvores e bastante natureza. Há opções de se alimentar em quiosques no Espaço Gourmet, com variedades de lanches, doces, bebidas e até comidas típicas de outros estados. 

– Clubes de golf

Uma atividade não tão comum em outras cidades, é fácil de achar opções em Arujá: os clubes de golf. O município conta com algumas opções de clubes para praticar o esporte, sendo um dos mais tradicionais, o Arujá Golf Clube. O campo é um dos melhores do Brasil, e os valores variam de acordo com horários e dias. 

Gastronomia

Para te ajudar na tarefa de realizar refeições na cidade, separamos também uma lista com os principais e mais bem avaliados restaurantes da região. Ah, não se preocupe, tem opções para todos os gostos. 

  • Villa Girardi: A pizzaria é um ótimo espaço para quem busca sair com amigos e se deliciar com ótimos sabores, até mesmo vegetarianos. Ela fica localizada na Rua Plínio Salgado Santângelo, 44, no bairro Vila Pedroso. 
  • Djapa: Querendo uma comida oriental? Esse é o lugar certo. Com ótimas avaliações e diversos itens no cardápio, é um lugar perfeito para o sushi do final de semana. Sua localização é na Rua José Nasser Filho, 31.
  • Allez Café: A hora do café da manhã é uma das mais especiais e precisa ser tratada desta forma. Na padaria Allez é servido desde cafés especiais até os lanches mais gostosos. O espaço fica na Rua Washington Luiz Pereira de Souza, 88 – Vila Flora Regina.
  • Container Pasta e Burguer: Apesar das diversas opções, um bom lanche também teria que ser indicado. O restaurante serve pratos para todas as horas do dia, além de drinks, e fica localizado na Avenida João Manoel, 1080, no centro da cidade.  
  • Chaleira Preta: Era óbvio que não podia faltar a boa e velha churrascaria, com carnes variadas e um rodízio de dar água na boca. A casa aceita reservas e possui estacionamento no local. Seu endereço é Rua Duque de Caxias, 253. 

Além de todas as opções de lazer, área verde para curtir com a família e amigos e uma ótima gastronomia, o município possui uma ótima infraestrutura, além de linhas de ônibus que atendem os moradores e visitantes. A educação também é bem atendida, com escolas desde os primeiros anos da vida das crianças, em espaços em parceria com o Governo de São Paulo. 

Para conhecer mais cidades de São Paulo, continue acompanhando nosso blog!

Crédito da imagem: Jornal Impresso Brasil

Continue navegando

Já pensou em comprar um imóvel na planta?

Realizar o sonho da casa própria é um desejo presente para a maioria dos brasileiros. Mas será que vale a pena comprar um imóvel ainda na planta ou invés de financiar um já pronto para morar?

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!