Transformações digitais são aliadas da construção civil

A tecnologia é uma das maiores aliadas em diversos tipos de processos e na construção civil não seria diferente

Transformações digitais são aliadas da construção civil

A tecnologia é uma das maiores aliadas em diversos tipos de processos e na construção civil não seria diferente. Seu uso pode ser visto em diversos momentos, desde a criação do projeto, com o uso de softwares, que criam plantas em 3D e que representam cada espaço da obra, até máquinas, que realizam processos repetitivos, como apertar parafusos. 

Esses equipamentos e tecnologias são consideravelmente novos, o que significa que ainda não são tão utilizados, principalmente no Brasil. Grande parte já são comuns nos canteiros de obras no exterior. A Construtora Callabrez é antenada às tecnologias disponíveis no setor e busca ampliar sua capacidade de produção em conjunto com tudo que há de novo no mercado. Muitas são as oportunidades de se beneficiar dessas melhorias e explorar novas possibilidades. A expectativa é que, cada dia mais, o setor da construção civil utilize as transformações digitais.

Benefícios do uso de processos digitais

Os processos digitais podem facilitar e trazer melhorias para as obras em diversas etapas, sendo no valor gasto, que tende a diminuir quando evitamos erros, ou no tempo de entrega, que também diminui ao possuir uma planta correta e decidida desde o princípio. O ESG também é um tema bastante abordado quando se fala de benefícios dos processos digitais, pois seus elementos são trabalhados. A tecnologia permite que os resíduos sejam menores, trazendo uma maior sustentabilidade e responsabilidade ambiental, assim como o planejamento e possibilidade de todos os envolvidos participarem e observarem cada etapa do empreendimento.

Até após a etapa de construção, os moradores conseguem observar elementos oriundos do ESG dentro de sua moradia. Seja uma lâmpada que consome menos energia, até a acessibilidade do apartamento ou itens com um alto grau de acabamento. A automação das residências também é algo relativamente novo. Iluminação que acende no aplicativo ou cortinas que se abrem com apenas um comando são novidades, mas bastante utilizadas.

Economia

Em um canteiro de obra, muitos são os percalços que aparecem durante a construção, mas as ferramentas digitais são aliadas na diminuição de erros. Um cálculo errado, um material escolhido de forma equivocada ou até a diminuição de mão-de-obra e aumento no grau de acabamentos. As máquinas e aplicativos fazem com que todos os itens citados, passem por melhorias, diminuindo o valor gasto ao final. 

A industrialização é um ótimo exemplo de item tecnológico que permite que a economia gerada durante a construção seja maior. Os itens pré-fabricados utilizados nesta técnica, colaboram com o não desperdício. Isso porque além de serem produzidos exatamente do tamanho a ser utilizado na obra, os resíduos que sobram são reduzidos, quando comparados à técnicas tradicionais.

Agilidade

Grande parte dos ciclos que utilizam equipamentos, podem ser feitos por profissionais, mas o tempo de realização e, até mesmo a assertividade, tendem a serem mais efetivos. Uma planta em 3D, por exemplo, é possível de ser executada com trabalho manual, mas com a utilização de softwares a ação pode ser concluída em um menor tempo e com maior grau de detalhes. 

A possibilidade de falhas e erros também diminui, pois os aplicativos possuem um alto grau de precisão, principalmente quando se trata de números e cálculos. A automação faz com que esses processos se tornem mais ágeis, a partir do compartilhamento de informação entre eles. O BIM quando utilizado em parceria com outras tecnologias, é possível observar o projeto como um todo, incluindo parte elétrica e hidráulica, além de conseguir alterar processos e detalhes durante a execução da obra, sem prejudicar o restante. 

Tempo de entrega

Com os processos digitais, prever o tempo de cada etapa da obra torna-se mais fácil. Os aplicativos permitem que os profissionais envolvidos na hora consigam verificar o tempo que cada processo durará, e até o tempo de entrega final do empreendimento. Além de ser possível realizar alterações durante a obra. 

As construções modulares são um conjunto de técnicas que contribuem com o tempo de entrega das obras, assim como a industrialização. O emprego de pré-fabricados reduz etapas, tornando a construção ágil e até mesmo organizada, o que facilita os processos para os trabalhadores, que realizam apenas trabalhos indispensáveis de serem feitos manualmente.

Outras ferramentas tecnológicas

Além dos softwares e técnicas como a industrialização e construções modulares, é possível a utilização da inteligência artificial e até mesmo máquinas que realizam processos. Essas máquinas possuem a facilidade de serem controladas a distância. O emprego destes itens torna o canteiro de obra mais seguro e automatizado.

As máquinas que apertam parafusos são outro exemplo, mas esse setor vai mais além. São máquinas que possuem sensores acoplados e que podem evitar riscos, levar materiais até os profissionais ou até mesmo “robô-pedreiro”. Ele pode lançar argamassa e assentar blocos, e apesar de ser exclusivo de uma empresa norte-americana, pode realizar o serviço três vezes mais rápido que um humano, e em poucos anos com certeza estará disponível em larga escala. 

Acesse nosso blog e continue acompanhando todas as tecnologias da construção civil. 

Crédito da imagem: Freepik

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!