Se você deseja comprar um imóvel e ter tempo para se planejar, adquirir um imóvel na planta pode trazer diversos benefícios, como preços mais baixos e entrada parcelada. Mas a grande dúvida de muitos compradores é: será que um imóvel que ainda nem está pronto pode valorizar até a entrega das chaves?
Antes de mais nada, a compra de um imóvel ainda em fase de lançamento vem sendo a alternativa para vários brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria. Além das vantagens de adquirir um empreendimento ainda em sua fase inicial, vem a oportunidade de poder realizar um investimento que gerará um lucro maior no futuro, o que no final é uma excelente opção de negócio.
Nesse sentido, a valorização de um imóvel se dá a partir da sua compra e está diretamente ligada ao aumento do valor de mercado do empreendimento, onde vários fatores influenciam e agregam valor ao mesmo. Dessa forma, é realizado um cálculo com o valor estipulado no início da construção até o final da obra.
Geralmente, durante a obra, a valorização costuma ser entre 15% e 40% sobre o valor do imóvel. Seja como for, além do custo abaixo do mercado que é pago quando se adquire um empreendimento na planta, a valorização tende a ser mais rentável já que sobre o imóvel incidem os valores de correção de preços, com o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção Civil), a valorização natural do mercado, a diferença de preços com imóveis similares no mercado, e ainda, o aumento da procura por imóveis.
Como está a procura atualmente?
Segundo dados da QuintoAndar, uma das maiores startups do Brasil, o preço dos aluguéis na região metropolitana de São Paulo subiu cerca de 11% nos últimos 12 meses, referente a agosto de 2021 e agosto de 2022. Este é o 12o. mês consecutivos de alta nos preços. Já o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), demonstrou uma alta de 8,59% entre agosto de 2021 e o mesmo mês deste ano.
Nesse meio tempo, houve um crescimento de 22% na comercialização de imóveis na capital paulista, entre setembro de 2021 e o mesmo mês deste ano, de acordo com a pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI), realizada pelo departamento de Economia e Estatística da entidade junto às incorporadoras associadas. Em outras palavras, se existe alta procura de imóveis, consequentemente, existe a valorização do mesmo.
Contudo, com o aumentos dos alugueis e o aumento das vendas de imóveis, principalmente os mais compactos, aumentou o lançamento de muitos empreendimentos imobiliários. Por isso, é de extrema importância que o comprador analise alguns aspectos antes de investir em um imóvel na planta, são eles:
- Guarde todos os documentos
Antes de mais nada, comprar um imóvel envolve burocracia e o comprador precisa garantir que tem todos os documentos guardados para caso exista alguma necessidade no futuro.
- Leia o contrato
Leia e releia todo o contrato quantas vezes achar necessário. Em outras palavras, entenda como é o prazo de entrega, assim como possíveis períodos de atrasos ou tolerância e, da mesma forma, observe quais serão as taxas que serão pagas durante a construção do empreendimento.
- Opte por um empreendimento financiável em instituições bancárias
As instituições bancárias são bastante criteriosas na aceitação de fornecimento de financiamento a empreendimentos imobiliários. Por essa razão, o fato de a obra estar sendo financiada, oferece algumas “garantias” ao comprador, uma vez que, os projetos para a construção passam por análises criteriosas antes de serem aprovados.
- Dê preferência à construções inteligentes
Busque imóveis que possam utilizar a tecnologia no dia a dia e que tenham como objetivo, desde a construção, a automação, a economia e a sustentabilidade, com certeza irá trazer uma valorização a longo prazo. Entre os principais fatores, procure por imóveis na planta que ofereçam em seus projetos: construção limpa (utilizando painéis pré-moldados para a montagem de paredes e lajes, diminuindo o desperdício, por exemplo); uso de painéis solares para gerar energia e aquecimento nas residências; reaproveitamento da água da chuva, com cisternas para captação; uso de tecnologia sem fio e da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), com aplicativos que possam gerenciar o controle das lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado, fechaduras e muito mais.
- Escolha bem a construtora
O comprador deve, antes de tudo, conhecer bem a construtora que irá entregar o empreendimento. Sendo assim, busque por uma construtora que não tenha em seus histórico: atraso nas obras, problemas de legalização do terreno ou de construção e que passe uma maior segurança na compra do imóvel.
Quer saber mais? Aqui no blog da Callabrez você encontra diversas informações sobre o mercado imobiliários e os nossos lançamentos. Não deixe de conferir!
Imagem de Freepik.